[NY] The Met Breuer

Nova York possui diversos museus, mas com certeza o Metropolitan Museum, sobre o qual já falamos aqui, é o mais famoso deles. Criado no século XIX, o Metropolitan (mais conhecido como Met) começou como uma instituição nacional de arte que traria não só exposições, mas também educação em história da arte para os americanos.

themetmuseum

Durante o século XX, o Met expandiu de forma considerável, sempre focado em arte e cultura e conseguindo possuir a maior coleção de arte egípcia depois do Louvre e em 1933 gerou outro museu, bem menor mas igualmente lindo, chamado The Met Cloisters, especializado em arte medieval e localizado no Fort Tyron, no norte de Manhattan.

Esse mês de março o Met expande mais uma vez seus domínios e inaugura o The Met Breuer, focado em arte moderna e contemporânea dos séculos XX e XXI.

met-breuer

O museu está localizado onde era antigamente o Whitney Museum (75th Street com a Madison Avenue) também focado em arte contemporânea e que se mudou para o Meatpacking recentemente. O nome do museu é uma homenagem ao arquiteto que o criou, o alemão Marcel Breuer. Apesar da homenagem ao seu criador e de terem preservado a estrutura externa do prédio, foram realizadas diversas melhorias no imóvel, para receber desde artistas famosos mundialmente como Picasso, assim como exibições de fotografias, instalações de designers e artistas plásticos e até mesmo apresentações.

O Met Breuer promete ser mais uma opção de arte contemporânea na cidade, em acréscimo aos já conhecidos MoMA, Whitney Museum e New Museum, permitindo assim que o Met foque também em outras formas de arte, sem deixar de expandir.

Para mais infos, clique aqui.

Compartilhe_